Ingredientes Funcionais estimulam setor das Bebidas

Atualmente os consumidores encaram a saúde e o bem-estar de uma forma completamente diferente da das gerações anteriores, aumentando a consciência sobre os ingredientes que integram a sua alimentação.

Não só procuram moderar e evitar os maus hábitos dietéticos, como visam reforçar o consumo de ingredientes funcionais, que ofereçam um reforço saudável para além da simples nutrição.

Qual o impacto desta tendência na indústria das bebidas e como é que as marcas vão ao encontro das necessidades dos consumidores?

A procura de bebidas não-alcoólicas tem vindo a crescer um pouco por todo o mundo, com enfâse para a redução do consumo de bebidas com açúcar. Em paralelo cresce a procura por bebidas associadas ao bem-estar.

 Isto é destacado em 38% dos consumidores de Coca Cola que afirmam ter reduzido o seu consumo, comparado com o aumento de 54% de consumidores que bebem sumos funcionais/água. Regista-se também o aumento do consumo de bebidas proteicas e bebidas vitamínicas instantâneas.

Estes dados demonstram uma crescente abordagem preventiva em vez de curativa relativamente à saúde, e a procura de um aumento nos níveis de bem-estar.
Não é surpresa que 4 em cada 10 pessoas digam que verificam regularmente os valores nutricionais dos rótulos das bebidas não-alcoólicas.

O que procuram os consumidores quando verificam os rótulos?

Quando verificam as tabelas nutricionais dos rótulos, os consumidores gostariam de ver um determinado número de diferentes requisitos. Em primeiro lugar, procuram encontrar a quantidade de açúcar existente, ainda visto como o número um dos maus hábitos alimentares, uma vez que muitos consumidores o associam a problemas de saúde como a diabetes e a obesidade.

 Em segundo lugar, os consumidores tendem a olhar para o conteúdo proteico. A proteína é um ingrediente que tem uma conotação marcadamente ligada à saúde, com um número cada vez maior de consumidores a aumentar o seu consumo associando-a a um aumento generalizado da sua saúde.

 A pandemia gerou uma atitude proactiva relativamente à saúde, procurando produtos funcionais alegadamente saudáveis, mesmo não sofrendo de sintomas específicos. Isto significa que os consumidores querem ver garantidas uma série de pretensões funcionais nas várias categorias de bebidas. Produtos que tenham uma variada gama de ingredientes tendem a ser mais apelativos devido à associação a uma máxima eficácia.

 As análises ao consumo da “FMCG Gurus” – empresa de estudos de mercado especializada em bens de consumo rápido -mostram que 44% dos consumidores globais consideram que as questões de reforço imunológico são muito apelativas. Do mesmo modo, são altamente consideradas as vitaminas e probióticos. Isto deve-se ao facto de os consumidores quererem dar atenção à sua saúde digestiva bem como ao seu sistema imunológico, uma vez que reconhecem a ligação entre ambos no conjunto da sua saúde e bem-estar.

 À medida que os consumidores se consciencializam cada vez mais relativamente à sua saúde, procuram encontrar ingredientes funcionais que justifiquem o seu consumo. 

Isto é algo que tem tido um impacto direto nos hábitos de consumo de bebidas, dando azo a que estas se posicionem numa área “livre de culpa” e devidamente nutritivas.

Fonte: Food & Beverage Insider