Atualmente os consumidores encaram a saúde e o bem-estar de uma forma completamente diferente da das gerações anteriores, aumentando a consciência sobre os ingredientes que integram a sua alimentação.
Não só procuram moderar e evitar os maus hábitos dietéticos, como visam reforçar o consumo de ingredientes funcionais, que ofereçam um reforço saudável para além da simples nutrição.
Qual o impacto desta tendência na indústria das bebidas e como é que as marcas vão ao encontro das necessidades dos consumidores?
A procura de bebidas não-alcoólicas tem vindo a crescer um pouco por todo o mundo, com enfâse para a redução do consumo de bebidas com açúcar. Em paralelo cresce a procura por bebidas associadas ao bem-estar.
Isto é destacado em 38% dos consumidores de Coca Cola que afirmam ter reduzido o seu consumo, comparado com o aumento de 54% de consumidores que bebem sumos funcionais/água. Regista-se também o aumento do consumo de bebidas proteicas e bebidas vitamínicas instantâneas.
Estes dados demonstram uma crescente abordagem preventiva em vez de curativa relativamente àsaúde, e a procura de um aumento nos níveis de bem-estar. Não é surpresa que 4 em cada 10 pessoas digam que verificam regularmente os valores nutricionais dos rótulos das bebidas não-alcoólicas.
O que procuram os consumidores quando verificam os rótulos?