Conceito ‘Clean Label’ continua em constante evolução
Adotado há mais de uma década pela indústria alimentar a expressão Clean Label designa, na sua essência, produtos alimentares e bebidas contendo uma lista de ingredientes curta e simples.
Ao utilizar esta designação os fabricantes assinalam a substituição de ingredientes altamente processados, pelas suas alternativas mais naturais.
Recentemente, o Clean Label passou também a incorporar o Clear Label, referindo-se à transparência, tendência líder no setor em 2021.
Ainda sem uma definição oficial, o Clean Label continua a evoluir, tornando-se cada vez mais abrangente e sofisticado respondendo à manifesta necessidade dos consumidores, em fazer escolhas cada vez mais conscientes e informadas. Partilhamos uma breve análise dos elementos que atualmente integram o Clean Label, no entanto esta definição deverá continuar a evoluir e está previsto integrar os impactos climáticos.
A evolução do Clean Label
25% dos produtos lançados em 2020 usam pelo menos uma afirmação percecionada como Clean Label (Natural, Sem Aditivos, Orgânico).
Fonte: Innova Market Insights & FoodIngredientsFirst